O concurso de beleza do Keynes

Eu já fiz o experimento em sala de aula. Peça que os alunos escolham um número entre 0-100. Some os valores. Quem acertar a metade da média ganha 1 ponto extra na prova. Se todos fossem perfeitamente racionais (e soubessem disso), eles deveriam escolher 0. O valor da metade da média costuma ser uns 9 ou 10. Na segunda rodada, o valor cai. A partir daí os alunos aprendem e o valor converge para 0 (Na verdade, sempre aparece um espírito de porco que escolhe 100).
O fato de eles não acertarem de primeira diz que os agentes são irracionais? Não, diz apenas que a racionalidade não é perfeita, mas eles acabam pegando o jeito. O concurso de beleza do Keynes pode - vez por outra -  não escolher a mais bela, mas raramente escolhe a menos afortunada pela natureza.
Além disso, o fato dos agentes não serem perfeitamente racionais não torna automaticamente a sua teoria alternativa verdadeira. Em outras palavras, por que as pessoas seriam irracionais à sua maneira e só à sua maneira?

2 comentários:

Anônimo disse...

mercado de acões tem situacoes que pode-se ate dizer que é racional seguir a massa, dado o custo (chamada de margem etc...) de nao seguir.

Anônimo disse...

Como eu não precisaria da nota eu falaria 100 para evitar que aluno vagabundo ganhe nota.

Tecnologia do Blogger.