A sonegação de impostos no Brasil é realmente de R$ 500 bilhões?

Versão curta: não.
Versão longa: não. Vamos lá, o número é baseado no estudo do Sinprofazenda.  A chave dos resultados está na Tabela 8.

Os autores obtiveram o "Indicador de Sonegação Estimado % do Tributo" das fontes listadas na última coluna. Vejamos a metodologia de cada estimativa de sonegação por imposto:
  • IBPT (2009): Utilizaram valores estimados de evasão a partir do autos de infração das empresas. Ora, as empresas fiscalizadas não são uma amostra aleatória. Elas foram investigadas porque eram suspeitas. Logo, a estimativa provavelmente superestima a sonegação;
  • Siqueira (2006): Não olhei a metodologia, mas a estimativa de evasão do IRPF (34%) foi feita com dados das declarações de 1999. Desde então, a Receita melhorou muito a fiscalização.  Logo, o número também deve estar superestimado;
  •  Paes (2011): Parece ser um trabalho muito bem feito de cálculo de hiato tributário (ou seja, a diferença entre a arrecadação legal e a efetiva). Nada tenho contra essa estimativa.
(Outra peculiaridade: como os autores não atualizaram os percentuais estimados de sonegação, a cada aumento da arrecadação, maior será o valor absoluto da sonegação estimada.)
Infelizmente,  a estimativa de R$500 bi é repetida nos jornais, nas redes sociais e no constrangedor  sonegômetro. Isso dá um peso de verdade ao número que ele não tem.
Claro que há sonegação e também tem elisão fiscal.  Tudo devido a um sistema tributário infernal. O Brasil é o país com maior desperdício de tempo para acertar as contas com o Leão. Gasta-se aqui mais que o dobro de horas do que o segundo colocado, minha querida Bolívia. Que tal simplificar o sistema?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.