Brasília não é uma cidade planejada

Veja a Vila Planalto. Fica no Plano Piloto, a menos de  2 km do Palácio do Planalto e a 3 km do Alvorada. Completamente fora do plano inicial, o bairro é tão antigo quanto a cidade e só agora foi regularizado.  Já está rolando a gentrificação e surgiu um pólo de restaurantes bem bonzinho. Alguns são um pouco sobrevalorizados, mas valem a pena conhecer. O Tia Zélia rende um paper de Sociologia.
Outras ilegalidades tornam a cidade bem melhor do que os planejadores gostariam. São barraquinhas, varandas, restaurantes, hotéis e casas irregulares.
A moral da história é muito velha. O microplanejamento não dá certo. Ou melhor, ele dá certo - em sentido mais profundo - justamente porque não alcança seus objetivos. Os esforços de contornar ou confrontar o plano são o mais legal da cidade.

Um comentário:

Adam disse...

Olá, Leonardo.

Às vezes, acho que planejamento de cidade é como democracia. É uma farsa que não dá certo, mas de todas as alternativas, que também não dão certo, é a que falha da melhor maneira...

A propósito, outra reapropriação notável de Brasília são as quitinetes em áreas comerciais que, até onde me consta, não foram planejadas para isto e mudam bastante a demografia do Plano Piloto. Talvez mereça até algum estudo aliás, teve uma exposição sobre isso: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=93859 http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=18654&secao=Programe-se&data=20130204

Até!

Tecnologia do Blogger.