Parabéns pelos 100 anos, prof. Coase

No dia 29 de Dezembro, ele virou um século de existência. É mole? O melhor é que ele está super afiado e lançará em Julho um livro novo: How China Became Capitalist. Aí vai uma entrevista ótima. Trechos:

WN: (...) You have high hopes that the future of economics is in China. What makes you think so?

RC: It is obvious. It is the size of Chinese population. A new idea is always accepted only by a small proportion of the population. But a small proportion of the Chinese is a big number.

(...)

RC: I am now 100 years old. At my stage, life requires a constant effort. As I told you many times, do not get old. (...)
Eu coloco o Teorema de Coase e a Teoria das Vantagens Comparativas, como as duas melhores idéias assustadoramente simples e não-triviais (mesmo para gente inteligente) da Ciência Econômica. Aos 20 e poucos anos, em The Nature of the Firm, ele já mostrava a que veio. Ele fez perguntas sensacionais: Por que as firmas existem? Afinal, se o mercado é tão eficiente, por que as firmas funcionam com hierarquia? Mas se a hierarquia é tão boa, por que a firmas não são maiores? A resposta, hoje quase todos concordamos, está nos Custos de Transação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.