O benefício social da reprovação

Mesmo depois de 15 anos dando aula, sempre fico chateado quando reprovo um monte de alunos. Afinal, sou pago para ensinar. Se os caras não aprenderam, a culpa é minha. Eu deveria ter ensinado direito ou os motivado a estudar Economia.
Mas será que eu devo mesmo motivá-los a estudar Economia? Existem milhões de coisas a serem feitas no mundo além de estudar Economia ou mesmo ter um diploma. Lembrei disso lendo uma entrevista do então jovem Paulinho da Viola, na Antologia do Pasquim. Ele conta que virou músico profissional porque não passou no vestibular para Economia. Imagine a perda para o mundo se, ao invés de compor "Coração Leviano", o Paulinho estivesse maravilhado com o Curvas de Indiferença e assemelhados. (Como se sabe, Mick Jagger é o equivalente internacional).
Enfim, a recomendação para professores com culpa: pense que os seus piores alunos são talentosos ___________ (preencha com a sua profissão predileta) e você está fazendo um favor ao mundo reprovando-os. Pense no custo de oportunidade de ter mais um medíocre economista e um compositor genial a menos. Como disse o Scott 'Dilbert' Adams em um post hayekiano: "A ignorância é subestimada".

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.