"Inequality and Poverty in Latin America: A Long-Run Exploration"


Leandro Prados apresentou um paper hoje no LSE Economic History Seminar . Sua principal conclusão é que a desigualdade mudou muito nas América Latina durante o século XX. Ele mostra que o grosso do incremento da desigualdade aconteceu no pós II Guerra. Portanto, é equivocada a visão da ALatina como desigual desde sempre. Na verdade, ele mostra que a desigualdade no nosso continente seguiu uma trajetória parecida com a da Espanha até os anos 60, quando tomaram rumos distintos.
(Clique no gráfico acima para ver a evolução do Gini na AL)

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante.
Talvez a conclusão tenha algo a ver com as ditaduras (rent-seeking incluído), com a queda dos preços da commodities, com a falência do modelo de substituição de importações, o descontrole inflacionário, a falta de investimentos em Educação e Saúde e a total ausência de integração regional (que cardápio, hem!) que ocorreu nas décadas de 60, 70 e 80 aqui na América Latina.
Também não tivemos - porque Deus é latino-americano - nenhuma guerra importante por aqui que refletisse a Guerra Fria.
Sem querer ser ácido na análise, mas nós sabemos os efeitos redistributivos da renda que uma guerra causa.
Japão, Coréia e Espanha talvez não exibissem Ginis tão baixos se não fossem suas piores guerras.
Pô, Leo, você vai acabar me inspirando a escrever um artiguinho sobre história econômica.
Abraço.

PS: sobre Deus ser latino-americano é fato. Mas há sérias suspeitas de que o Diabo é caribenho, mora no Haiti e tira férias em Cuba.

Thomas H. Kang disse...

Aqui é o Thomas do Oikomania, ex-pupilo do seu Pedro Fonseca lá na UFRGS e que agora anda pela USP,

Uma dúvida: caso eu me decida por aproveitar minhas vantagens comparativas em história econômica, há espaço para estudar assuntos como esse do post (pobreza, desigualdade, bem-estar)?

De repente, já falo com o Colistete que veio aqui pra USP.

Abraço

Leo Monasterio disse...

Olah Thomas,
Tudo beleza? Bom ter noticias tuas!
Beleza, rapaz, eu acho que esses assuntos em uma perspectiva historica sao um assunto quentissimo. Veja as coisas do Nicholas Crafts que calculou IDH's historicos de longo prazo. E, claro, fale como Colistete que eh um otimo pesquisador
Abracos,
Leo.

Tecnologia do Blogger.